Aprenda como vender mais na sua loja online pelo WhatsApp

Aprenda como vender mais na sua loja online pelo WhatsApp

O WhatsApp, um dos aplicativos de troca de mensagens instantâneas mais utilizado, é um recurso indispensável para o e-commerce, visto que por meio dele é possível interagir com os clientes. Sendo assim, se você quer saber como vender pelo WhatsApp com certeza está no lugar certo.

O app, que está instalado na maioria dos telefones celulares hoje em dia, é uma verdadeira porta de entrada para movimentar o negócio. Bastante completo, através do WhatsApp é possível enviar mensagens de texto, imagens, vídeos e áudios, além de ter acesso às funções de ligação. Evidentemente você já sabe usar tudo isso há muito tempo, certo?

Por isso, aprenda neste artigo como vender mais na sua loja online pelo WhatsApp utilizando os recursos das melhores formas para atrair a atenção do cliente e gerar mais vendas.

Banner_Curso_Marketing_Digital_Imobiliárias

As melhores formas para utilizar o WhatsApp e seus recursos

Quer saber como vender pelo WhatsApp? É bem simples! Canal direto com o seu cliente, para fazer bom uso deste recurso é necessário apenas ficar de olho em algumas estratégias e dicas que serão apontadas logo a seguir:

1. Cuidados gerais para usar o WhatsApp em seu e-commerce

Antes de dar dicas é importante ter em mente alguns cuidados sobre como vender pelo WhatsApp. Por exemplo, qual o número a ser utilizado? Se você for usar um número pessoal, é importante que esteja ciente de que também poderá ser procurado fora do horário comercial.

Tenha cuidado com a apresentação geral da empresa ao definir a foto de perfil e também na hora de fazer as postagens de fotos e vídeos em seus status. Sua frase deve estar relacionada preferencialmente ao negócio para que o cliente saiba quem é você.

2. Gere conteúdos informativos

Primeira dica sobre como vender pelo WhatsApp, mais do que enviar fotos e promoções para o cliente, envie conteúdo e gere um engajamento real ao explicar para ele como usar seus produtos e serviços, por exemplo.

Procure transmitir uma mensagem em que fique clara a necessidade do cliente em ter aquilo que seu e-commerce oferece. Trabalhe na geração de conteúdos que demonstrem como seu produto vai sanar uma dor, vontade ou curiosidade do público.

3. Grupos de vendas da loja ou de terceiros

Hoje em dia o WhatsApp é usado para divulgações que acontecem em grupos. Criados para facilitar o dia a dia das pessoas, esses grupos podem ter temas específicos. Dessa forma, é interessante ao seu e-commerce estar dentro daqueles com maior número de potenciais clientes.

Você pode criar esses grupos de vendas ou pode ainda fazer parte de grupos que tenham sido criados por terceiros. Atenção especial aos grupos de sua cidade ou de sua região!

4. Listas de transmissão de ofertas

A criação de listas de transmissão já é bastante utilizada por autônomos e donos de lojas virtuais. Jeito que é bastante prático e simples de mandar um conteúdo, promoção ou novidade, esse tipo de lista tem bons resultados, entretanto é preciso alguns cuidados.

Para ter certeza de que a lista está funcionando é necessário salvar corretamente os números e sempre que possível conferir se a mensagem está realmente sendo entregue para todos. Lembre-se ainda de segmentar as listas de transmissão para potencializar os resultados.

5. Não pratique SPAM

A geração de SPAM é um dos grandes inibidores dos bons resultados em aplicativos e redes sociais. Encher a caixa de entrada do cliente nunca foi e nunca será uma opção plausível para quem realmente quer fazer vendas.

Não se esqueça de jamais repassar coisas que não tenham a ver com o negócio ou com a relação existente entre empresa e cliente. Não envie Fake News ou assuntos diversos!

6. Robôs de WhatsApp

Recurso mais do que incrível dentro do app, se você quer dicas sobre como vender pelo WhatsApp com certeza é preciso falar sobre os robôs. Existem algumas empresas que já desenvolveram ferramentas para serem usadas dentro do aplicativo a fim de otimizar o tempo dos gestores do e-commerce.

Esses robôs podem agendar atendimentos, fazer vendas e tirar dúvidas sem que seja necessário que você esteja online, do outro lado da tela.

Veja na imagem abaixo como funciona um robô de WhatsApp:

como vender com robôs de whatsapp

7. Seja sempre cordial

Uma dica importante para quem pretende atuar com o WhatsApp no negócio é a cordialidade. Quem procura atendimento a partir deste meio espera respostas rápidas – do contrário, enviaria um e-mail – simples e diretas.

A cordialidade deve estar presente durante todo e qualquer diálogo. Também é preciso profissionalismo e bastante respeito. Procure ter em mente que um atendimento rápido e atencioso será o bastante para que o cliente se interesse cada vez mais pela loja.

8. Suporte e canal de atendimento

O WhatsApp também pode ser usado para prestar suporte e ser um canal de atendimento, por isso esteja atento a este tipo de procura. Mesmo que seu foco seja fazer vendas, este canal com certeza também será uma porta aberta para reclamações, sugestões e alguns elogios.

Lidar com cada um destes retornos é indispensável para que o e-commerce mantenha um bom ritmo de atendimento, já que os clientes que recebem um excelente pós-venda se fidelizam!

9. Trabalhe a fidelização

Aliás, por falar em fidelização, além de saber como vender pelo WhatsApp é preciso conhecer formas sobre como usar o app para aplicar estratégias de fidelização. A principal dica é sempre lembrar ao seu cliente sobre a sua existência de um jeito sutil como, por exemplo, dizendo que “sente saudades” do cliente quando ele passa tempo demais sem visitar ou comprar algo.

Para dar certo, este tipo de estratégia precisa estar bem atrelada a outros acompanhamentos.

10. Tenha permissão para enviar mensagens

Por fim, e talvez a mais importante dica, nunca comece a mandar mensagens para o cliente sem antes pedir sua permissão para fazer isso. Mesmo que o cliente tenha deixado o contato em algum tipo de cadastro, antes de encher o celular com fotos e promoções, peça permissão!

Como vender pelo WhatsApp é apenas um dos temas importantes com que o seu e-commerce precisa aprender a trabalhar. Em uma época cujo mundo digital está em primeiro plano, para enfrentar os desafios e fazer a loja virtual crescer é preciso ir mais além.

Por isso, agora que já sabe como vender pelo WhatsApp, o convite é para que você Baixe seu Guia de Vendas para E-commerce! Aprenda a movimentar o seu negócio e mantenha sua loja em destaque com os passos certeiros para o sucesso. Baixe este conteúdo agora mesmo!