Se você tem um negócio próprio e quer investir no mundo digital para alcançar mais pessoas, você precisa saber das nossas dicas. Isso porque, é indispensável que você faça campanhas online. Mas também, para chamar atenção de mais pessoas, a publicação de conteúdos é fundamental. Então, qual usar: Marketing de Conteúdo ou Mídias Pagas? Bom, por que não os dois?
Índice:
- O que são Mídias Pagas?
- o que é Marketing de Conteúdo?
- Qual é o melhor para o meu negócio?
- Como combinar as duas estratégias?
O que são mídias pagas?
As mídias pagas são indispensáveis e inevitáveis a qualquer um que queira vender online.
Por isso, podemos entender enquanto as mídias pagas como as plataformas de anúncio e vendas online. Ou seja, serão aquelas plataformas em que serão postados os anúncios de produtos e serviços.
Quer um bom exemplo?
Quando você procura no Google por “Comprar Smartphone”, por exemplo. As primeiras colocações que você verá nos resultados, serão de anúncios. Esses primeiros resultados também são chamados de “tráfego pago”.
Isso porque as pessoas que estão anunciando ali estão pagando por essas colocações e até por clique. Mas para chegar às primeiras colocações não adianta só pagar mais, não. O Google faz um leilão para estabelecer o posicionamento de cada um dos anúncios.
Quer saber mais sobre o leilão do Google? Não esqueça, então, de ficar de olho no índice de qualidade dos seus anúncios também!
Portanto, são chamadas de mídias pagas porque geram um custo para a publicação do anúncio. Assim, você paga pra colocar o seu anúncio por ali – assim como em qualquer anúncio, né?
O Facebook também tem uma plataforma de anúncios. Você pode começar a reparar que, ao rolar seu feed de notícias, certamente você encontrará anúncios. Eles aparecerão com uma legenda de “patrocinado”. E isso significa que aquele post é um post de mídia paga.
O que é Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia também fundamental para as vendas online.
Isso porque, a estratégia consiste na produção de conteúdo relevante para sua audiência e que seja alinhada ao seu objetivo.
Por isso, se o seu negócio for de um serviço que ainda não é muito conhecido, você pode usar o marketing de conteúdo para educar a sua audiência sobre o seu serviço. Ou você pode conquistar mais clientes dando a eles várias dicas sobre o seu negócio.
Enfim, o marketing de conteúdo tem diversas aplicações e elas só vão depender do que você quer para o seu negócio. O essencial aqui é gerar valor para a sua audiência.
Qual é a melhor para o meu negócio?
Bom, a nossa dica é que você combine as duas. Mas, se você pretende escolher só uma das estratégias, você deve ter em mente o seu objetivo.
Falamos sempre e repetimos isso, porque é um ponto crucial em todos os negócios. Tudo se desenvolverá a partir do seu objetivo! Além do mais, é essencial que você conheça – muito bem – o que você está fazendo.
Por isso, antes de mais nada, pense, analise e entenda:
- Como está o seu negócio? Faça uma “fotografia” da realidade atual do seu negócio. Ele está indo bem? Precisa melhorar? O quanto precisa melhorar?
- O que você pretende alcançar com o seu negócio? Qual é o seu objetivo? Qual a sua meta?
Depois de “descobrir” o que é essencial para o seu empreendimento, é hora de descobrir o que você espera do Marketing Digital:
- Você quer autoridade online?
- Você quer campanhas online?
- Você quer “educar” sua audiência sobre algum assunto?
- Você quer realizar vendas online?
- Você quer ganhar novos contatos?
- Você quer colocar o seu produto em evidência?
- Você quer aumentar o tráfego do seu site?
- Você quer flexibilidade nos seus investimentos?
Bom, se você respondeu de maneira positiva somente às opções de número par, talvez, o melhor para o seu negócio seja investir em mídias pagas.
Se você respondeu de maneira positiva às alternativas ímpares, o melhor pode ser investir em Marketing de Conteúdo.
Mas, se você respondeu positivamente a alternativas pares e ímpares, pode ser que você precise investir nas duas!
Como combinar as duas estratégias?
Se você percebeu que o melhor para você, nesse momento, é investir nas duas estratégias, então não perca as próximas dicas.
O fato é que, combinando as duas estratégias, a chance de sucesso é muito maior.
Isso porque você terá a chance de “educar” sua audiência sobre o seu produto/serviço e, ainda por cima, vai poder ofertá-lo.
Ou seja, além de aumentar a sua autoridade online, você ainda poderá colocar as suas ofertas em evidência. Dado que, ao ser reconhecido como uma autoridade em determinado assunto, ofertar algum serviço ou produto fica muito mais fácil.
Vejamos, como exemplo, Jeff Walker. Ele foi o criador do que, aqui no Brasil, conhecemos por Fórmula de Lançamento. Sendo que tudo começou com o Marketing de Conteúdo.
Jeff Walker
Jeff conta que começou mandando e-mails para a sua lista de contatos (como uma newsletter), sempre agregando valor a quem lia seu conteúdo. Depois de um tempo, ele resolveu vender seus conhecimentos e, por ter agregado tanto valor à essas pessoas, elas não se importaram em pagar por mais conteúdo. Por fim, ele virou uma autoridade no assunto e a procura pelos seus produtos hoje é muito grande.
Combinando as duas
Então, para combinar as duas estratégias, recomendamos que você veja nossos vídeos sobre Facebook Ads e Google Ads, leia nossos artigos e, se tiver dúvidas entre em contato conosco. Tendo em vista que você precisará criar contas comerciais para as mídias pagas.
Portanto, acompanhe nossos artigos! Temos muitos conteúdos essenciais para você começar. Tais como:
- Quanto investir em anúncios no Facebook para ter resultados?;
- Google Adwords ou Facebook Ads?;
- Como vender pelo Facebook?
- E muito mais!
Além disso, fique atento aos nossos artigos, vídeos e posts nas redes sociais sobre Marketing de Conteúdo. Isso já que daremos sempre ótimas dicas para você seguir. Afinal, você precisará definir por onde começar: pelas redes sociais? Por um Blog? Você vai produzir vídeos?
O importante é que você saiba que seu conteúdo precisa sempre ser relevante a quem vai te acompanhar. Por isso, veja como criar conteúdo relevante para a sua audiência.
Agora é hora de começar! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Afinal, será um prazer lhe ajudar.